Mestre Bocão


Fernando C. M. Ennes, o Mestre Bocão, iniciou-se na Capoeira na década de 80 sob a orientação do Mestre Mão Branca. Fazendo parte, desde então, do Grupo formado por seu mestre, participou ativamente do planejamento e execução dos eventos realizados por esse, tanto no Brasil como no exterior. Tornou-se, inclusive, o responsável pela concepção do projeto do I Encontro Internacional de Capoeira/Globo Capoeira Gerais, realizado com o apoio da Rede Globo de Televisão,sendo também o produtor do primeiro CD do Grupo.

Formado em Educação Física pela UFMG,desenvolveu atividades no campo da Educação Física Aplicada à Reabilitação, mas foi mesmo na área da Capoeira que concentrou seus maiores esforços. Tornou-se, assim, o professor da Escola de Educação Física da mesma UFMG, responsável pela disciplina optativa "Fundamentos da Capoeiragem". Neste papel, vem representando a UFMG há três anos no Intercâmbio Cultural de Estudantes e Docentes de Educação Física do Mercosul (ISEFA - EEF/UFMG), tendo sido, também, o responsável pelo curso de Capoeira desenvolvido na Universidade de Avallaneda/Argentina.

Trazendo a preocupação de promover o enfoque científico e uma visão acadêmica do estudo da Capoeira, resgatando suas origens e rituais através do convívio com a última geração de mestres da velha guarda da Capoeira, Mestre Bocão vem procurando utilizar-se do meio universitário para realizar atividades e eventos que possibilitem esse trabalho.Ao mesmo tempo procura fazer com que os produtos desses esforços sejam levados ao público interessado na cultura brasileira e à comunidade em geral.

Desta forma, mantém há quase dez anos um curso de extensão de Capoeira, aberto a comunidade, funcionando na Escola de Educação Física da UFMG. Realizou também, nesta Universidade, o I Simpósio Universitário de Capoeira, reunindo os grandes nomes da Capoeira e alguns dos maiores estudiosos de nossa cultura, proporcionando o encontro entre o saber popular e o conhecimento acadêmico. Na área da pesquisa, vem procurando analisar a prática da Capoeira sob a luz dos conhecimentos teóricos da Educação Física, sabendo, porém, que essa arte não pode ser desvinculada do momento histórico, cultural e social que a formou. Desenvolve ainda, um trabalho de documentação histórica, visando a formação de um acervo para pesquisa. Como fruto desses estudos nasceu uma monografia, elaborada na UFMG, que relaciona os princípios do Desenvolvimento Motor à Capoeira.

Dentre outras realizações, participou a convite da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais - SEE/MG - dos I Jogos da Juventude em João Pessoa/PB, na posição de técnico da Seleção Mineira de Capoeira, trazendo para Minas a melhor colocação nesta modalidade conseguida até hoje nesses jogos. Mais tarde, novamente em parceria com a SEE/MG, foi responsável pela implantação e coordenação da modalidade "Capoeira" nos Jogos Estudantis de Belo Horizonte.

Como capoeirista participa intensamente dos eventos da Capoeira pelo Brasil e pelo mundo e, apesar das oportunidades e realizações já desfrutadas, considera sua maior conquista a chance que teve e tem de conviver e aprender com alguns dos maiores Mestres e expoentes da cultura brasileira.


Copyright©2000 Fernando C. M. Ennes (Mestre Bocão) e Gustavo de A. Machado